Ano de 2017 - página 2 de 15

Posts para o ano de 2017

Eihwaz - A runa da vida

Eihwaz art

Ciclos dentro de ciclos e estamos todos inseridos nessa realidade. Saiba seu lugar nele!

Hagalaz nos ensina que vida-morte-renascimento são um único ciclo. Jera nos ensina que o planeta tem seu próprio ciclo e quando nos reconectamos a esse ciclo tudo anda pra frente.

Pois bem, Eihwaz é o ciclo puro da própria existência!

A vida e a morte forma um ciclo. As estações do ano forma um ciclo dentro do ciclo da vida. Existem vários outros ciclos dentro de outros ciclos que formam as cadeias atômicas do nosso planeta, do nosso corpo, do universo. Todos esses ciclos juntos formam o que chamamos de existência. E na mitologia nórdica antiga essa existência era Yggdrasil, representada pela runa Eihwaz.

Assim que assimilamos todo esse conhecimento e nos entendemos como parte desse todo, Yggdrasil se abre para nós como uma porta para um conhecimento maior do que nossos olhos físicos conseguem ver.

Eihwaz é a essência do que é Yggdrasil: Ser.

Jera - A runa das estações

Jera art

Entenda o ciclo da natureza e entenda porque nada que você faz dá certo!

Durante o ano o planeta passa pelas quatro estações (ok algumas cidades passam diariamente por isso rs) e todos os nossos planos também precisam passar por esse processo.

Jera representa um conceito comum no misticismo chamado: Roda do Ano.

Para entendermos melhor esse processo precisamos contextualizar aquela época onde não existia tanta tecnologia assim e a observação da terra era a principal fonte de conhecimento sobre as estações.

Se você tem jardim em casa, ele te dá avisos de estações e suas mudanças. Exemplo: mesmo que a temperatura está amena e não tão frio, se estivermos no outono, algumas plantas secarão. Mesmo frio ou chuvoso, se estivermos na primavera as flores se abrirão.

Mas o que isso nos ensina de maneira prática para a vida moderna?

Tudo tem suas fases, de projeto, criação, execução e término, Assim como a fertilidade do planeta, ditado pelas estações.

Isa - O escudo de gelo

Isa art

Se até o planeta precisa de descanso, imagina nós!

Escudos eram muito importantes na sociedade antiga. Era uma das principais defesas. Não é atoa que a runa Algiz era entalhada nos escudos dos nórdicos antigos para representar essa importância.

Já pensaram que nosso planeta também tem um escudo? Se chama inverno.

Nórdicos eram famosos por serem ótimos agricultores e como tal, conheciam os ciclos da terra como ninguém. Afinal tinham que ser exatos no plantio e nas colheitas já que no norte do planeta existem apenas verão e inverno.

Isa é esse estado de latência da terra no inverno. Nesse período a terra descansa e se renova coberta por uma camada de gelo que a protege das baixíssimas temperaturas do lado de fora. O gelo também preserva seus nutriente que, já desgastados pela última safra, agora tem a chance de se recuperar.

Naudhiz - A runa das dificuldades extremas

Naudhiz art

TOME CUIDADO!

Ninguém gosta de sofrer. Ninguém gosta de passar por dificuldades. Mas as vezes elas são necessárias para nos ensinar algo.

Como já visto, Thurisaz é a runa das dificuldades que guardam nossos objetivos. São os processos de aprendizado, através das dificuldades, que nos fazem aprender o que precisamos para um melhor aproveitamento dos nossos objetivos.

Naudhiz é praticamente a mesma coisa. Existe um aprendizado pelo que essa runa representa. Mas a diferença é que a recompensa final não são nossos objetivos, a recompensa final é a própria vida!

A figura mitológica que representa essa runa é o dragão Nidhog, que, conta a lenda, rói as raízes de Yggdrasil todos os dias a fim de derrubá-la. Yggdrasil é a representação da vida na mitologia nórdica e Nidhog é tudo o que representa perigo de morte para ela.

Então quer dizer que se eu tirar essa runa significa algo como uma doença ou acidentes que poderiam tirar minha vida? Se for acompanha de Hagalaz pode ser que seja sim. Por isso CUIDADO QUANDO SAIR NAUDHIZ NUMA LEITURA.

Hagalaz - A runa dos finais de ciclo

Hagalaz art

Se você tem dificuldades em aceitar os términos, provavelmente você raramente tem o novo ao seu lado.

O que é morte? O que significa esse ciclo que todos passamos de vida e morte?

Hagalaz é a runa que representa todos os fins de ciclos. Seja um trabalho desgastante, um processo emocional, ou até mesmo a vida. E para não confundirmos as aplicações dessa runa precisamos contextualizar os casos, os consulentes, ou seja, ao aparecer Hagalaz nas leituras, todas as situações e possibilidades precisam ser levadas em consideração para não haver confusões sobre qual ciclo está se encerrando.

Para os nórdicos antigos a morte nada mais era do que um dos estágios da existência. Claro que não se entendia esse assunto com tantas referências como temos hoje, mas é fato que a morte não era o fim para eles. Tanto que temos o clássico caso de guerreiros se preocuparem em morrer de forma honrada em batalha para ganhar um lugar em Valhalla ou nos campos de Freya, ou até mesmo nos salões de Fensalir, o castelo de Frigg.

Hagalaz é a única runa que exige que saibamos do assunto a fundo porque uma vez encerrado um ciclo ele nunca mais é refeito. Por isso é preciso muita seriedade e responsabilidade da parte do/da runester quando ela aparecer nas leituras.

Página 2 de 15