Ano de 2017 - página 1 de 15

Posts para o ano de 2017

Teiwaz - A runa do/a guerreiro/a

Teiwaz art

Saiba reconhecer onde mora sua lealdade e suas energias!

Toda tribo tem seus guerreiros. Ok que a maior parte da sociedade tribal nórdica antiga era formada por agricultores mas esses mesmo, em tempos de guerra, iam pra guerra e não iam despreparados.

todos sabemos que o ponto fraco de um guerreiro é seu coração, romanticamente falando, claro. Por isso mesmo entendemos que o estado de seus sentimentos, satisfações e saudades ditam como ele se sairá em batalha. É importante defender a tribo? claro que é, mas é muito mais importante defender sua família, seus filhos, seus pais. Entendem?

É por isso que guerreiros sem família se tornam mercenários “sem coração”.

É esse o fator que diferencia um bom de um mau guerreiro: o amor pela família. E esse amor é a energia necessária para lutar até o fim para proteger quem se ama. E essa energia é Teiwaz.

NÃO CONFUNDAM TEIWAZ COM O AMOR PELA GUERRA.

Teiwaz ou Tiwaz era o antigo Deus da guerra dos nórdicos e ele era venerado pelas pessoas que saiam para a guerra com o objetivo de proteger os seus. Lembrando era comum homens e mulheres guerrearem juntos por isso você, sendo um/a guerreiro/a naquela época, tinha que proteger sua família que estaria lutando ao seu lado ali mesmo e vice-versa!

Mercúrio Retrógrado

Retrogrado

Se prepare para a confusão, pois Mercúrio Retrógrado está vindo!

Nos anos de 2016 e 2017 começamos a fazer o acompanhamento do Mercúrio Retrógrado no nosso blog. Para esse ano, resolvemos fazer algo de diferente: Além de falar do evento, iremos falar sobre o que significa Mercúrio Retrógrado nos signos onde ele está ocorrendo. Pelo menos nesse ano de 2018, ele só ocorrerá no mês de março, dando uma folga boa neste fim de ano. Ou seja, se está pretendendo fazer algo especial nesse fim de ano, aproveite que o evento não colou nesse dia!

Se você está lendo isso dentro das datas que Mercúrio estiver Retrógrado, lembre-se de não programar nada importante para ser feito nesse período. Durante a retrogradação, é muito mais difícil entender e se fazer entendido para outras pessoas e também se torna bem mais complexo depender de decisões dos outros e mesmo quando uma decisão é tomada, ela pode estar suscetível a alteração.

Apertem os cintos pois Mercúrio está retrógrado!

Sowilo - A runa do sol

Sowilo art

Somos criaturas que reagem ao sol e portanto podemos nos valer da força dele para nossos projetos.

O que seria do planeta e da vida aqui se não tivéssemos um sol? Ok, provavelmente seria um outro tipo de vida, mas o fato é que a vida como conhecemos não existiria por uma série de fatores. E como animais de sangue quente, nosso corpo reage diretamente aos raios solares, inclusive produzindo um tipo de vitamina vital para nosso humor.

O sol era muito importante para os nórdicos antigos já que eles dependiam da força dele para que suas colheitas fossem abundantes e não morressem de fome no inverno caso a caça fosse escassa nesse período. Existem registro históricos de vários tipos de rituais para honra e adoração ao sol. lembrando que os nórdicos eram em boa parte do tempo agricultores.

Mas qual a aplicação desse conceito para nós hoje?

A força do sol atinge diretamente nosso cotidiano e essa força provoca mudanças quando sabemos utilizá-la. Quem sofre de depressão, por exemplo, talvez queria experimentar ficar ao sol por meia hora/dia e testar seus benefícios, ou então uma boa caminhada ao sol.

É o sol que nos ajuda a colocar nossos planos em prática. Em Jera aprendemos que o ciclo da terra existe para nos ensinar que tudo tem seu tempo e que até a terra precisa de descanso, mas quando chega a hora de plantar é quando precisamos arregaça as mangas e trabalhar para colhermos os frutos dos nossos objetivos e planos. Sowilo é a força do sol nesse período de trabalho e;ou planejamento.

Algiz - A runa do escudo

Algiz art

Proteção é o principal remédio contra situações de risco. Protega-se!

Escudos eram uma proteção muito importante para quem fosse pra guerra em tempos onde a pólvora não era usada.

A runa Algiz era entalhada nos escudos dos nórdicos antigos e isso prova a importância que essa runa tinha na vida de um guerreiro.

Mas não usamos mais escudos físicos. O que essa runa pode significar para nós hoje?

Bom, o conceito de escudo é bem complexo quando levado ao campo espiritual e/ou emocional.

Algiz nesses casos representa proteções contra pessoas, situações ou mudanças. Esse tipo de proteção só aparece num contexto de leitura de runas quando a pessoa precisa parar tudo o que ela está fazendo e se preocupar com esse tipo de proteção prática. Seja espiritual ou física.

Algo como um alerta tipo “olha, é melhor você se preocupar com sua própria segurança antes de continuar qualquer outra coisa”. Algiz sempre sai quando a integridade física ou espiritual de alguém está em risco.

Perdhro - A runa das descobertas

Perdhro art

Problemas só são grandes demais porque ficamos muito próximos deles. Se afaste e entenda o quadro geral!

Sempre que temos algum tipo de problema para resolver e que não conseguimos resolver logo de cara, é comum alguém nos aconselhar a se afastar um pouco do problema para enxergá-lo a distância. Isso amplia nossa percepção e de repente conseguimos ver a solução para aquilo (geralmente estava na nossa frente o tempo todo mas por estarmos tão absortos no assunto nos víamos).

Perdhro é essa situação. Essa runa nos avisa da necessidade de entendermos o porquê de não conseguirmos ver a solução daquilo (por problemas de ego, ansiedade, etc) e nos afastarmos um pouco de algo que não exige tanto tempo gasto para se resolver mas que está se arrastando por “culpa” nossa.

Essa runa é uma das poucas que se trata de algo totalmente interno, emocional e/ou espiritual.

Página 1 de 15