Mercúrio Retrógrado

Se prepare para a confusão, pois Mercúrio Retrógrado está vindo!

Retrogrado

Nos anos de 2016 e 2017 começamos a fazer o acompanhamento do Mercúrio Retrógrado no nosso blog. Para esse ano, resolvemos fazer algo de diferente: Além de falar do evento, iremos falar sobre o que significa Mercúrio Retrógrado nos signos onde ele está ocorrendo. Pelo menos nesse ano de 2018, ele só ocorrerá no mês de março, dando uma folga boa neste fim de ano. Ou seja, se está pretendendo fazer algo especial nesse fim de ano, aproveite que o evento não colou nesse dia!

Se você está lendo isso dentro das datas que Mercúrio estiver Retrógrado, lembre-se de não programar nada importante para ser feito nesse período. Durante a retrogradação, é muito mais difícil entender e se fazer entendido para outras pessoas e também se torna bem mais complexo depender de decisões dos outros e mesmo quando uma decisão é tomada, ela pode estar suscetível a alteração.

Apertem os cintos pois Mercúrio está retrógrado!

No ano de 2018 ele acontecerá nas seguintes datas, e nos seguintes signos:

  1. 23 de março de 2018 (16° Áries) à 15 de abril de 2018 (4° Áries)
  2. 26 de julho de 2018 (23° Leão) à 19 de agosto de 2018 (11° Leão)
  3. 17 de novembro de 2018 (13° Sagitário) à 6 de dezembro de 2018 (27° Escorpião)

Em astrologia se diz que um planeta está Retrógrado quando ele parece estar “andando para trás”, se estiver sendo observado aqui da terra. Isso, na verdade, é uma ilusão de ótica porque o planeta continua avançando mas em movimento muito mais lento que o normal…

Eu citei acima que esse fenômeno não é muito raro, e na verdade é um dos mais comuns dentre os astros. A cada três meses no ano, durante aproximadamente três semanas, o planeta mercúrio fica retrógrado, influenciando principalmente a casa onde ele está passando no momento. Os períodos em que mercúrio está retrógrado modificam a natureza do planeta. Mercúrio costuma ser ágil, e, durante a retrogradação, tudo que parecia rápido tende a sofrer atrasos. Estes atrasos estarão mais presentes nos assuntos regidos por este planeta: comunicação, mensagens, cartas, correios, e-mails, transmissões de dados, transito, ruas, vias, estradas, aeroportos, viagens, ideias, aprendizado, habilidades, veículos, chaves, documentos pessoais, contratos, livros, assinatura, escritos, transportes, telefone, e quaisquer outros meios de comunicação, etc.

Com Mercúrio retrógrado, nossa percepção fica mais aguçada e tendemos a estar confusos. É quando surgem as oportunidades de grandes modificações de vida. Nossa criatividade é ativada e surgem novas idéias de projetos edificantes, embora possam ser confusas ou difíceis de realizar. Quando analisamos e percebemos as possibilidades de novos caminhos, encontramos em nosso interior grandes qualidades para novos acontecimentos.

Você pode verificar os efeitos de Mercúrio Retrógrado nas seguintes situações:

  • Fax, telefones, veículos, equipamentos, máquinas e computadores apresentam mais defeitos.</li>
  • Veículos e máquinas comprados apresentam defeitos crônicos ou dificuldade de entrega</li>
  • Fio, ligações, tubos e conexões podem falhar ou serem mal feitos</li>
  • O trânsito, acessos e redes estão prejudicados</li>
  • Papéis, documentos, contratos e assinaturas apresentam problemas e devem ser copiados e revisados</li>
  • Cláusulas de contratos e prazos estabelecidos geralmente são alterados e renegociados</li>
  • Tarefas apresentam mais falhas e precisam ser refeitas</li>
  • Cirurgias devem ser evitadas. A perícia está menos acentuada e erros podem ocorrer</li>
  • exames e diagnósticos devem ser reavaliados</li>
  • Mudança de ideias ocorrem para favorecer ou desfavorecer uma situação</li>
  • A comunicação pessoal pode geral mal entendidos</li>
  • Informações devem ser checadas. Os dados podem estar alterados, errados ou incompletos</li>

Coisas boas para se fazer com Mercúrio retrógrado

Mesmo tendo todas estas características negativas, mercúrio retrógrado pode ser bom para tudo o que comece com “re”, isto é, REver, REvisar, REpensar, REtomar, REfazer. Se no passado você leu e estudou algo que não compreendeu, as chances são maiores agora de que você possa assimilar. Também poderá ser interessante concluir os projetos inacabados. Pode ser uma fase produtiva para consertar, arrumar, o que já estiver com defeito ou parado. O passado também fica mais tendente a ressurgir . E, assim como você pode conseguir absorver algum conhecimento que não captou bem no passado, nesta fase você também poderá ter muitos insights, percebendo melhor o que se passa com você, com sua vida, pois todo planeta retrógrado implica em um grau maior de introspecção e reflexão.

Mercúrio rege todos os tipos de comunicação: conversas, estudos, aprendizado, negociação, compra e venda e até no trânsito (pois você depende da comunicação visual dos sinais de trânsito). Mercúrio também rege questões relacionadas a documentos importantes como: contratos, manuscritos, acordos, etc. Também se incluem nos domínios desse planeta: transportes, viagens, computação (e computadores em geral) e todos os tipos de códigos ou padrões de comunicação.

O que ocorre nesse período? Na prática, Mercúrio “dorme” nesse período, e por causa disso tudo que é regido por ele passa a não funcionar de forma correta. Do trânsito diário ao funcionamento da internet, tudo tende a desordenar nesse período.

Dos planetas retrógrados, o mais conhecido é esse, pelo fato de ele afetar todo mundo de maneira mais ou menos uniforme, e seus efeitos tendem a ser bem óbvios. O importante nesse período é não se frustrar com os problemas de comunicação que possam aparecer. Tenha calma e tenha sempre em mente isso, e você conseguirá se fazer valer dessa energia para completar as atividades que você tenha planejado. É como conversar com alguém que não quer conversar, sabendo o jeito certo, é possível.

Saiba mais sobre esse período que todo planeta passa no post Planetas Retrógrados, onde são apresentadas informações de cada planeta no seu período de retrogradação.


Roda icone
Veja outros posts de astrologia em Tudo sobre os Signos

Visite nosso canal no Telegram, receba notificações para novos posts e conheça outros leitores!