sábado, 13 de maio de 2017

A Mãe de Capricórnio

A preocupação das mães de capricórnio com a carreira e vida social pode levar seus filhos a pensar que não são assim tão importantes em suas vidas. Contudo, isso não é verdade! Mães desse signo buscam proporcionar sempre um lar seguro e tranquilo, principalmente porque são conservadoras.

Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e freqüentem os melhores dentista e médico da região.




Mamãe "cabra-peixe" é assim: o que interessa mesmo vale um investimento e, se ela não tem dinheiro para isso, correrá atrás. Sábia o bastante para investir nos talentos reais dos filhos, ela jamais irá financiar seus sonhos sem pé nem cabeça.

Tudo isso é meio chato e previsível, mas olhe para você agora: a maior parte de seus colegas e amigos sofre com as dificuldades de quem habita este Brasil injusto, enquanto que você aprendeu com mamãe a ser muito atento e determinado. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode freqüentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

Séria, focada e competente. Cheia de energia realizadora e mais persistente que a maioria das pessoas. Assim é a típica capricorniana, e você não poderia ser diferente ao desempenhar o papel de mãe.

Você nasceu com talento para resolver tudo o que é de ordem prática. Tem um faro especial para detectar falhas. Precisa saber lidar com isso ou deixa as pessoas da família com medo do seu poderoso olhar de censura. Também é importante ter tato para falar, pois as crianças mais sensíveis podem se magoar com a sua objetividade.

Na dúvida, você não arrisca e escolhe o tradicional, a opção mais conservadora. As experiências da sua família, os hábitos da sua mãe, a opinião de um renomado especialista, a escola em que você mesma estudou, podem representar escolhas seguras para você. Ao encarar os desafios da maternidade, você pode sentir saudade de algumas questões que sabia resolver facilmente no mundo corporativo.

Um dos seus grandes talentos é trabalhar. Não estou falando apenas da atuação no mercado de trabalho. A capricorniana assume responsabilidades a cada instante. Quando não está em atividade profissional, se ocupa da administração da casa e da família com alto grau de exigência. Quando a mãe de capri assume a dupla ou tripla jornada, tenta driblar a culpa por não estar tão presente em casa e por não ser tão produtiva no trabalho.

O que você mais detesta? Preguiça e falta de empenho. Se você faz tanto, por que os outros não conseguem? Não é uma boa ideia te pressionar a fazer alguma coisa antes do tempo. Suas mudanças não acontecem a jato, elas precisam ser estruturadas. Se a escola, o pediatra e a fonoaudióloga dos seus filhos demonstrarem competência, vão te conquistar. Caso contrário, não bastará a simpatia ou o acolhimento, eles serão substituídos. Você não tem tempo para tomar decisões erradas.

Conhece a Rainha Elinor, a mãe da Merida, do filme Valente? Além de ser a soberana da casa, ela está profundamente comprometida com as ambições, responsabilidades e objetivos do grupo familiar. Assim como ela, você não tem tarefas simples, e é justamente por isso que você as assumiu. Ninguém faria melhor.

Já que você se dedica tanto, que tal relaxar um pouco? Além da mãe organizada, suas crianças precisam de uma mãe divertida e companheira. Quando os pequenos te veem sorrindo, aprendem a não levar a vida tão a sério. Reserve um tempo para falar bobagens e rir com eles. Esses momentos de leveza não têm preço.



Leia sobre as mães dos outros signos em A Mãe de cada Signo.
Leia outros artigos sobre o seu signo em Tudo sobre Capricórnio.
Leia mais sobre os outros signos em O Livro dos Signos.

Conteúdo Correspondente