quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Jera - A runa das estações

Durante o ano o planeta passa pelas quatro estações (ok algumas cidades passam diariamente por isso rs) e todos os nossos planos também precisam passar por esse processo.

Jera representa um conceito comum no misticismo chamado: Roda do Ano.

Para entendermos melhor esse processo precisamos contextualizar aquela época onde não existia tanta tecnologia assim e a observação da terra era a principal fonte de conhecimento sobre as estações.

Se você tem jardim em casa, ele te dá avisos de estações e suas mudanças. Exemplo: mesmo que a temperatura está amena e não tão frio, se estivermos no outono, algumas plantas secarão. Mesmo frio ou chuvoso, se estivermos na primavera as flores se abrirão.

Mas o que isso nos ensina de maneira prática para a vida moderna?

Tudo tem suas fases, de projeto, criação, execução e término, Assim como a fertilidade do planeta, ditado pelas estações.




Se soubermos encaixar nossos projetos no ciclo natural da vida, no ciclo orgânico tanto nosso quanto nosso em relação ao nosso momento da nossa vida quanto ao momento do nosso ritmo (sim, complexo e tenso esse processo). Todos os nossos projetos darão frutos!

Jera é uma runa de difícil compreensão sem antes observar a natureza ao nosso redor. Se entender como um/a no ciclo das coisas é talvez o exercício mais longo e complicado a ser feito. Mas uma vez que o fazemos uma nova percepção das coisas, pessoas, situações, projetos, possibilidades, se abre a nossa visão. Vale o esforço!

Principais Significados: Frutos vindos de coisas que você plantou. Ciclo natural do planeta.

Conselhos: Aprenda e se reencaixar no ciclo da vida. Se entenda como um/a com o ciclo das coisas. Cuidado com o que planta porque frutos virão.

Jera Invertida: Ela não tem lado invertido porque não existe lado oposto no ciclo das estações.

Conteúdo Correspondente