quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Hagalaz - A runa dos finais de ciclo

O que é morte? O que significa esse ciclo que todos passamos de vida e morte?

Hagalaz é a runa que representa todos os fins de ciclos. Seja um trabalho desgastante, um processo emocional, ou até mesmo a vida. E para não confundirmos as aplicações dessa runa precisamos contextualizar os casos, os consulentes, ou seja, ao aparecer Hagalaz nas leituras, todas as situações e possibilidades precisam ser levadas em consideração para não haver confusões sobre qual ciclo está se encerrando.

Para os nórdicos antigos a morte nada mais era do que um dos estágios da existência. Claro que não se entendia esse assunto com tantas referências como temos hoje, mas é fato que a morte não era o fim para eles. Tanto que temos o clássico caso de guerreiros se preocuparem em morrer de forma honrada em batalha para ganhar um lugar em Valhalla ou nos campos de Freya, ou até mesmo nos salões de Fensalir, o castelo de Frigg.

Hagalaz é a única runa que exige que saibamos do assunto a fundo porque uma vez encerrado um ciclo ele nunca mais é refeito. Por isso é preciso muita seriedade e responsabilidade da parte do/da runester quando ela aparecer nas leituras.




Mas qual o risco exato em se confundir qual ciclo está sendo encerrado? Simples, para todos os trabalhos, ciclos, que passamos ena vida dispendemos uma quantidade de energia e tempo. Se não soubermos obedecer o tempo de vida útil que as coisas tem, acabamos gastando tempo e energia com coisas já "mortas" e que não trarão mais nada para nós. Tempo e energia esses melhores gastos com coisas novas e úteis.

O fim de um ciclo é sinônimo de espaço aberto para novas coisas chegarem. Se negamos o fim dos ciclos, coisas novas, oportunidades novas, pessoas novas nunca virão.

Hagalaz é sobre isso: ciclos.

Principais Significados: Termino de ciclo. Morte de algo que teve seu tempo de vida útil esgotado. A parte final do processo de desenvolvimento de algo.

Conselho: Saiba reconhecer os finais dos ciclos. Coisas terminam para novas coisas chegarem. Aceite o termino para que um novo começo se inicie.

Hagalaz Invertida: Hagalaz é outra runa que não tem lado invertido ou contrário. Ela representa todo o ciclo de vida-morte-renascimento e para isso não existe um outro lado.

Conteúdo Correspondente