quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Gebo - a runa dos encontros

Caminhos se cruzam o tempo todo a todo tempo. Pessoas passam por nós no dia-a-dia mais do que percebemos. Uma ação boa nossa é vista por espectadores e impacta pessoas que nunca vimos nem nunca mais veremos. No grande tear da existência linhas se entrelaçam para formas a tecitura da vida e cabe a cada um de nós decidir quais pessoas manteremos do nosso lado e quais não.

Gebo traz essa importância do encontro, da comunhão, entre pessoas, porque, no fundo, somo animais de grupos pequenos. Grandes aglomerações tende a nós deixar assustados e sozinhos não sobrevivemos. Estamos buscando a todo tempo grupos para nos relacionarmos, seja no trabalho, faculdade, escola, família, vizinhos, amigos de bar. Estamos sempre procurando nos encaixar em algum grupo. Gebo é esse sentimento, essa necessidade.

A sociedade nórdica antiga era organizada por tribos e como tal cada tribo se desenvolvida para se tornar uma grande família. O banimento de alguém de determinada tribo significava a morte certa para aquela pessoa tamanha era a importância dada a esse assunto.

Mas Gebo não é simplesmente a necessidade de pessoas morando juntas em algum lugar, antes, é todo um pacote sentimentos de alguém que gosta e precisa morar com alguém. O senso de continuidade da vida. De preservação da espécie através do provimento de descendência. Da necessidade de continuidade da tribo.




Em se tratando de natureza humana encontrar pessoas onde você se sinta inserido na "tribo" pode ser bem utópico, principalmente se levado em consideração que vivemos num planeta com mais de 7bi de pessoas nele. Mas isso acontece e desde a Escandinávia esse tipo de comunhão já era considerado um presente dos Deuses. Por isso costuma-se dizer que Gebo significa um presente que pede outro presente em troca. Boas relações pessoais se constroem com reciprocidade.

Existe uma linha de interpretações para essa runa colocando no significado dela o amor entre duas pessoas. Precisamos lembrar que a definição de amor muda com o tempo e nunca existiu era mais romantizada do que a que vivemos hoje. Portanto a profundidade de um relacionamento chamado amor poderia não significar tudo o que Gebo significava para época.

Significados Principais: Comunhão entre pessoas com o mesmo objetivo de perpetuar objetivos. Encontros naturais entre pessoas com o mesmo objetivo.

Conselhos: Seja a pessoa que outras pessoas são para você. Veja as pessoas próximas a você como sua "tribo" e elas te farão parte dela.

Gebo Invertida: Essa runa não tem lado invertido. Runas que não tem lado invertido representam o equilíbrio sobre assuntos que não existem dois lados. É inerente no ser humano a necessidade de fazer parte de grupos pequenos para a sobrevivência e isso não tem outro lado. Isso é.

Conteúdo Correspondente