quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Como ler cartas de Tarot - Um Guia Passo à Passo

Todos que um dia já tiveram a experiência de conhecer o Tarot um dia já se perguntaram: "Como fazer para ler e entender o que as cartas nos mostram"?

De todos os tutoriais que já vi na Internet, este que vou explicar para vocês hoje é uma das formas mais simples de dar a você mesmo o conhecimento e a intuição para ler o Tarot (ou qualquer outro método divinatório), independente do seu nível de experiência. Este processo lhe ajudará a se conectar com sua intuição e seu eu interior para que você possa olhar para as cartas do Tarot de uma forma completamente nova!

Ler cartas de tarot é útil para tomar decisões importantes (especialmente de última hora), ter norte sobre intenções externas à nós, mapear a situação em que você se encontra e, o mais legal, matar tempo jogando!

Antes de continuar, e necessário explicar que existem DUAS formas de se ler cartas de Tarot. A primeira forma é através da memorização de cada significado de cada uma das cartas, de acordo com o Livro do Tarot. A segunda forma é usar sua intuição e habilidades psíquicas para interpretar as cartas. A maioria das pessoas que lêem Tarot fazem as duas coisas - eles conhecem e entendem o significado intrínseco das cartas de Tarot, mas eles também usam sua intuição para os guiar...




Saiba mais sobre Tarot em O Tarot e a Jornada do Louco.

O método de leitura de Tarot que iremos abordar neste post é baseado primariamente na sua intuição. Então, se você é alguém totalmente novato nas cartas do Tarot, você não precisa correr para ir memorizando todos os significados das cartas. Veja bem, você não precisa "conhecer" nada de Tarot para fazer este guia!

Então vamos lá! Antes de começar este guia, sente-se confortavelmente com seu deck de Tarot (ou qualquer outro método divinatório), pegue um caderno e caneta e deixe do lado!

Passo 1: Relaxe

Quando você está relaxado e sua mente está calma, a suave voz da sua intuição pode ser ouvida. Sinta-se confortável e comece com sua respiração, dando lentas, profundas aspiradas pelo nariz, deixando o ar sair através do nariz e boca. Visualize você exalando tudo o que está na sua mente - você voltará a seus problemas logo, então não se preocupe - mas por enquanto, deixe sua mente ficar limpa e vazia.

Relaxe seu corpo através da respiração e focando em cada grupo de músculos ou áreas do seu corpo que você sente tensão, até que você sinta seu corpo quente e calmo.

Passo 2: Limpe seu Deck de Tarot

Seu deck tende a absorver as energias da última leitura feita com ele, ou da última pessoa que o manipulou, e por isso é importante limpar o deck destas energias residuais. A melhor forma de fazer isso, na minha opinião, é embaralhando seu deck.

Após você embaralhar o deck algumas vezes, segure-o em suas mãos e dê um "banho de luz" - visualize sua respiração trazendo uma luz brilhante saindo de você, seguindo pelos seus braços e banhando o deck com essa luz (que pode ser qualquer luz que você sinta no momento). Esse processo não só remove energias residuais do seu deck, mas te ajuda a se conectar mais fortemente com as cartas de Tarot do seu deck!

Passo 3: Faça sua Pergunta

Enquanto você segura seu deck, faça sua pergunta, silenciosamente em sua mente, ou em voz alta. Se você não têm uma pergunta específica a fazer, você pode perguntar "O que eu preciso saber nesse momento?" ou "Qual mensagem existe para mim hoje?". Quando você não têm uma pergunta específica, esse processo é chamado de Leitura Diária. É inclusive uma forma muito boa de se aprender intuitivamente a ler suas cartas. Em um outro post eu explicarei sobre este processo.

Passo 4: Defina como funciona o jogo

Antes de ler as cartas do Tarot, você deve decidir o que cada método do processo de leitura (chamado de jogo) irá significar para você. O corte do deck e a escolha da posição das cartas não deve ser fixo, predeterminado por algum tutorial, mas sim por pontos que queremos enxergar em nossa leitura.

Posteriormente, quando você tiver mais intimidade com a leitura, você poderá experimentar "métodos" de leitura que ajudam a extrair determinadas informações da sua leitura. O importante é que, ao fazer o corte do deck e escolher uma carta do meio dele você saiba, antes de virar a carta, o que você estará buscando compreender com aquela posição.

Um ponto de partida muito bom para começar é tirar uma única carta do seu deck e colocá-la de frente à você.

Adicionalmente, se você quiser, você pode tirar outras três cartas, uma indicando o passado (o que te trouxe ao ponto da sua pergunta), uma indicando o presente (quem é esta pessoa que está perguntando a pergunta) e outra indicando o futuro (para onde você deverá ir após passar por sua pergunta). Veja que este é um metodo de leitura definido por mim para começar um aprendizado. Você não precisa se sentir compelido a usar este modelo. O importante é que você escolha o que você achar melhor para esse momento de aprendizado.

Passo 5-11: A Leitura

Primeira Impressão - Observe qual foi seu primeiro pensamento, sensação ou reação ao virar a carta. Geralmente, sua primeira impressão é carregada de insight intuitivo porque nossos egos/mentes ainda não tiveram a chance de processar a imagem da carta.

Mensagens Corporais - Sua intuição irá, frequentemente, se comunicar com você através de sensações físicas, como um aperto no estômago ou uma sensação diferente nas suas mãos. Observe se você têm alguma sensação física à medida que você vai olhando para sua carta de Tarot.

Diga o nome da carta - Fazer isso as vezes abre caminhos em nossa mente, nos dando acesso à novos insights e informações. Observe como você se sente quando você lê o nome da carta em voz alta.

Cor - Observe as cores da sua carta de Tarot. Existe algum mix de cores, faltam cores ou é essencialmente uma cor só? Se uma cor é mais dominante que a outra, o que essa cor significa para você? Qual mensagem a carta parece estar querendo passar?

Ação - O que está acontecendo nesta carta? Há pessoas se comunicando ou lutando? Existe movimento ou está tudo parado? Estes fatores frequentemente indicam o problema com o qual você pode estar lidando, e indicar suas soluções.

Personagens - Observe quais figuras (humanas, animais) estão presentes em sua carta de Tarot. Qual mensagem este personagem está trazendo para você através da ação dele? Imagine a você mesmo entrando dentro da carta de Tarot e tendo uma conversa com este personagem? O que você imagina que ele lhe diria? O que você perguntaria?

Símbolos - Quais símbolos se destacam para você? O que estes símbolos significam para você? Cartas do Tarot se comunicam conosco através dos símbolos presentes na carta e vários "significados escondidos" podem ser descobertos quando tiramos um tempo para meditar sobre estes símbolos.

Carta Invertida - O que a posição invertida da carta significa para você, no contexto das informações anteriores? Uma carta invertida normalmente nos diz que devemos enxergar ao contrário a mensagem que a carta nos conta ou que olhemos para esse significado com uma outra perspectiva.

Passo 12: Terminando a Leitura

Quando você sentir que é hora de terminar a leitura, guarde a carta no meio do deck, junte os dois montes em um só, segure o deck em suas mãos e silenciosamente agradeça a todos os insights e orientações trazidos a você hoje. Guarde um momento de silêncio para você deixar com que o conhecimento da leitura que você acabou de fazer seja absorvido pela sua mente.

Por último, reembaralhe seu deck e o guarde no lugar que você reservou para guardá-lo.

...

Viu como a leitura do Tarot não é uma tarefa difícil? Você não precisa saber o significado das cartas nesse começo, pois a idéia aqui é fazer você ir conhecendo seu deck, se tornar íntimo dele, e ir entendendo cada mensagem contida nele, independente das interpretações já dadas por outras pessoas.

Em um momento que você julgar pertinente, você pode procurar o significado das cartas em outros oráculos, lembrando sempre que o que importa no entendimento de Oráculos é que a o entendimento virá de você, e o conhecimento das cartas pode te ajudar (ou atrapalhar) nesse processo. Cabe à você decidir.

Em todo caso, deixo para você um link no site onde eu falo sobre a minha experiência com cada carta do Tarot, onde eu conto a história da jornada da experiência humana por cada carta, do início até a iluminação (ou até o próximo início). Vocês podem conferir no post "O Tarot e a Jornada do Louco".

É isso. Em breve falarei resumidamente sobre cada uma das 78 cartas do Tarot e as palavras-chave relacionadas a cada carta, para ajudar nesse processo de insight, sem me aprofundar muito na explicação, deixando a cargo de vocês este processo, afinal vocês são os Oráculos de suas próprias leituras, lembrem-se sempre disso!

Conteúdo Correspondente