quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ansuz - A runa da mensagem e do mensageiro

A comunicação é tão importante que até hoje é objeto de estudo para vários cursos acadêmicos.

Ansuz é a mensagem e o mensageiro. Porque uma mensagem não é nada sem ninguém para proferi-la.

Tudo que envolve comunicação está representado pro essa runa. Uma reunião decisiva no seu emprego, um problema a ser resolvido tanto simples quanto judicialmente, uma briga ou desentendimento, um pedido de desculpas sincero, tudo depende da nossa capacidade de comunicação. Ansuz é o que resultará essa capacidade de comunicação bem ou mal aplicada.

Entre os nórdicos antigos tudo era oral. Cultura, lendas, religiosidade, tudo era passado através das gerações de forma oral. A escrita só era usada pelos xamãs das tribos com a única finalidade de feitiços e curas espirituais. Não era cultural eles escreverem coisas, por isso mesmo a comunicação entre eles era algo imprescindível.




Por isso o que eles precisavam passar para futuras gerações era passado na forma de histórias que hoje conhecemos por sagas. Diante disso entendemos que a sociedade nórdica antiga só sobreviveu as eras por terem esse conceito de comunicação muito bem estruturado.

Ansuz carrega essa importância. É através da comunicação que conseguimos interagir em sociedade.

Significados principais: Boa comunicação, canais de comunicação abertos e fluidos, boas notícias.

Conselho: Para uma boa comunicação existir é preciso clareza de pensamento e certeza de objetivo. Saiba o que quer transmitir antes de transmitir. É muito importante pensar NO QUE será comunicado quanto COMO será comunicado.

Ansuz invertida: Não é a falta de comunicação, antes, é a mensagem mal executada ou incompleta. Mal entendidos sempre surgem quando a mensagem não é passada de forma fluida.

Conteúdo Correspondente