quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Casas Astrológicas: Casa X

CASA X: O mundo social. A profissão, a situação, a carreira, a reputação, as honras.

STATUS E PROFISSÃO: Social, como se é visto socialmente, patrimônio, pai, carreiras, realização pessoal e profissional, seu lugar na sociedade, regimes, sucesso, fama. Determina a maneira como reagimos diante de uma autoridade ou qualquer pessoa que esteja em uma posição superior à nossa. O comportamento em relação ao pai, ao chefe, ao governante. Depois de estabelecer as metas elevadas de vida na Casa 9, chegamos à Casa 10, com uma nova moral, e com algum novo conhecimento que nos permite estabelecer nossa posição na sociedade. A Casa 10 está oposta a casa 4, que delimita a nossa vida privada e familiar, portanto na Casa 10 está nossa vida pública e nossa carreira profissional. A Casa 10 insere a hierarquia, as autoridades, a administração das corporações e das estruturas sociais. Ela guarda as vivências de tudo que está em evidência, como as experiências que nos projetam na sociedade, nosso status, nossa reputação, nossos sucessos e as conquistas que obtemos em nossa carreira social e profissional. A Casa 10 é a Casa mais alta do zodíaco, e, conseqüentemente, a mais difícil de se alcançar, ela representa o sucesso social, por isso ela é estruturada como uma meta de longo prazo, que pensamos em conquistar ao longo da vida. O signo regente da Casa 10, delineia a primeira abordagem dessas experiências de estruturação e afirmação da nossa posição social e da nossa profissão.




A décima casa astrológica, natural do signo de Capricórnio e regida por Saturno, simboliza a sua Profissão, aquele trabalho no qual você busca aperfeiçoar-se ao máximo e, com ele, atinge a sua realização. Ninguém pode atingir a Perfeição durante a vida, mas através desta casa, você provavelmente terá um vislumbre desta Perfeição.

A Casa X, que começa com a linha do Meio do Céu, é o ponto mais alto do zodíaco. Para saber onde ela fica, é só imaginar uma linha reta puxada verticalmente de nossa cabeça no instante do nosso nascimento para o ponto mais elevado do céu (no mesmo onde está o Sol quando é meio-dia). Só conseguimos enxergá-la se fizermos um esforço, "esticando" o pescoço, já que está acima da nossas cabeças.

A Casa X inicia o último quadrante do Mapa, ou seja, o último "conjunto" de três casas que contém um símbolo correlato. Ela marca o Impulso de Realização do ser humano, a meta mais alta que cada um deve atingir.

Mas será fácil esta tarefa, a de buscar a perfeição e o máximo de nós mesmos em um mundo tão imperfeito? Diante da desarmonia que nos cerca, como nos inspirar e aspirar o melhor?

O esforço que você deve empregar para cumprir este setor prático da sua vida e, com isto, evitar a frustração, é inspirar-se numa meta e não se preocupar com os seus ganhos pessoais. É claro que você pode, com essa realização, ficar famoso, ser reconhecido socialmente, mas o aperfeiçoamento ao qual está ligado a Casa X, está totalmente desvinculada dos benefícios próprios. Ele é um Dom a ser utilizado em prol de uma comunidade. Você pode até ficar rico com ele, mas não pode "criar fama e deitar na cama". Com a sua verdadeira profissão, você assume um compromisso.

Para ser profissional, não basta apenas chegar na hora no trabalho e fazer tudo a seu tempo. É preciso, sim, buscar a perfeição, o aprimoramento constante, por mais experiência que já se tenha naquela função. Para ser profissional, você precisa alcançar o seu Zênite, aquilo que há de mais alto em você, para então brilhar e realizar-se.

Pense naquilo que você já realizou nesta vida. Que trabalho ou obra você apresentou à sociedade e pode apontar como algo que realmente trouxe a realização para você? Dê mais atenção a isso, mesmo que você não tenha uma profissão ainda definida. Faça seu trabalho com amor e vigilância, tentando ser melhor a cada dia.

Esta perseguição do Perfeito, a vigília do trabalho que está sendo realizado, o aprimoramento máximo dentro das imperfeições do mundo são o maior significado da Casa X. Mesmo sabendo que a perfeição é inatingível a nós, se estivermos buscando estar melhores a cada dia, é em direção a ela que estaremos caminhando.

Veja mais sobre as outras casas em Casas Astrológicas.
Leia mais sobre os outros signos em O Livro dos Signos.

Conteúdo Correspondente