sábado, 24 de setembro de 2016

Vishuddha e o som da criação

Por Tiw Brás.

Vishuddha, ou, Chakra Laríngeo, significa "Purificação" em sânscrito e está localizado na base do pescoço.

Esse chakra é responsável pela vibração, som, expressão, voz interior, comunicação, honestidade e coragem.

Seu elemento é o ar em vibração, enquanto som, e esse chakra e tão importante para nosso crescimento espiritual e físico que o simples trabalho com ele nos faz entender coisas como 'o que é real', por exemplo.

Veja sobre os outros chakras em Chakras e as espirais da criação.

Vishuddha age diretamente sobre a Glândula da Tireóide, a glândula do metabolismo. Por esse estudo concluímos que esse chakra regula nosso tempo e desenvolvimento. Manter ele sempre equilibrado nos ajuda em sermos pessoas com propósitos, expressivas nas artes, na comunicação, na sincronia.

Expressão trás cobrança quanto a honestidade. Quem fala demais será cobrado pelo que fala. E quem tem facilidade em se expressar geralmente alimenta uma porção grande de coragem. Esse é um dos chakras mais importantes e delicados!

Por ser um chakra que trabalha com a verdade em nós (entendemos que a voz é verdadeira quando bem equilibrada. Uma voz saudável só profere palavras saudáveis, logo, verdade saudáveis) ele é bloqueado pelas mentiras que contamos a nós mesmos e pela indecisão.

Tratar esse chakra requer uma comunicação sincera conosco e procurar alguma forma de nos expressarmos, se a timidez for grande ainda, através da arte, música, literatura.

Fisicamente falando devemos comer muitas frutas.

Como já passamos por um conhecimento prufundo do ego em Manipura e consequentemente transcendemos o EU em Anahata, não é dificil para nós mantermos essa comunicação sincera e sem mentiras conosco.

Veja mais sobre Vishuddha no vídeo Vishuddha - O chakra laríngeo no canal O Chifre Cerimonial.

Quando sentimos muitas dores sem motivos nos ombros, na garganta, ouvido ou boca ou torcicolos inexplicáveis, é Vishuddha nos dizendo que precisamos parar um pouco e conversar conosco porque tem algo errado. Estamos nos enganando ou sendo covardes em algum assunto. A covardia leva a mentira, que leva a problemas de comunicação, que leva ao chakra ficar bloqueado. Não podemos ignorar em hipótese alguma essas dores sem fundamento que as vezes sentimos.

Esse chakra trabalha a realidade. Como? Quando estamos com Vishuddha equilibrado, nossa comunicação interior fica mais fluente, nossa coragem para nos expressar fica mais evidente, dentro disso nossa mente começa a fazer perguntas como: o que é real? Se essa é a verdade, ela é real? A verdade está ligada a realidade das coisas?

O que é real? É o que a luz reflete em nossos olhos nas formas dos objetos solidificados? É tudo o que estudamos e que foi comprovador cientificamente? Realidade é toda a historia que vivemos? Se sim para alguma dessas questões, então 'real' nada mais é do que o nosso próprio ponto de vista sobre as coisas.

Mas a vida já existia quando nem fazíamos ideia do que era vida. A realidade já existia sem o nosso ponto de vista. Então, o que é real? Vishuddha nos responde, basta estarmos prontos para a resposta.

Para Vishuddha eu uso aquamarine ou safira para tratar o equilíbrio, da mesma forma que trato os outros chakras.

Espero transcendermos o 'Real' através desse chakra e então entender que a realidade é muito mais do que nossos olhos mortais vêem.

Céad mille fáilte e namastê!

Tiw Brás é curandeiro há vários anos, segue a tradição nórdica e é dedicado a estudar o misticismo em suas várias vertentes. Ele também é um youtuber e possui um canal de misticismo chamado O Chifre Cerimonial.

Conteúdo Correspondente