sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Chakras e as espirais da criação

Por Tiw Brás.

No surgimento do universo (big bang) foi ouvido um som, o primeiro som, o Om. Desse som, surgiram movimentos circulares. Desses movimentos surgiram a energia e dessa energia surgiu a vida.

A segunda lei de Hermes diz que tudo o que está em cima é o que esta embaixo, tudo o que está dentro, está fora, logo, podemos concluir que nós somos a exata representação de como o universo funciona. Se no universo existem esses movimentos circulares (vemos isso na nossa galaxia pelo movimentos dos planetas) então é cabível de se dizer que nós também temos esses movimentos circulares dentro de nós.

Na cultura indiana esses locais de movimentos circulares são chamados Chakras, ou chacras, ou xacras. Os documentos mais antigos já encontrados sobre esse assunto são Os Vedas (5000 a.c).

Veja mais sobre Chakras no vídeo Chakras: Onde estão e para quê servem? no canal O Chifre Cerimonial.

Eles são os responsáveis pelo movimento da energia (prana) no nosso corpo. Energia essa que vem das forças terrestres (telúricas) e do cosmo. Os chakras estão localizados por toda a coluna. Desde a base dela até o topo da cabeça e correspondem aos principais orgãos do nosso corpo. O estudo desses "discos" (significado sanscrito de chacra) nos ajudará a harmonizar nosso corpo e equilibrá-lo tanto fisica quanto espiritualmente.

Mas antes de entrarmos no assunto vamos nos olhar primeiro. Como estamos vivendo, comendo, dormindo, meditando? Buscamos uma vida mais satisfatória e saudável? Nos esforçamos para atinguir o equilíbrio?

Veja bem. Estudando chakra estaremos estudando o nosso próprio corpo como nunca visto antes. Estamos nos propondo a olhar para nossa energia, nossa espiritualidade, nossa saúde com verdade e sinceridade. Se não estivermos certos de tudo isso, estudar chakra se torna vazio e fútil. Apenas para conhecimento superficial.

O estudo dos chakra envolve, acima de tudo, nosso eu superior. Independente de qual religião, filosofia, grupo, círculo você seja, o estudo dos chakras vai ajudar você a se entender e a ajudar todo o planeta a se entender também.

Pensando na coluna como um condutor de energia, podemos ver o quão importante ela é. Segundo os indianos existem mais três canais energéticos que percorrem-na. Esse canais são chamados Nadis. São canais etéricos. O principal é o Sushumna e ele conecta os chakras entre si. O Ida sobre da base da coluna pela esquerda de Sushumna e Pingala a direita, vale lembrar que na mulher esses dois últimos canais são invertidos.

- Muladhara, ou chakra raiz:
O que é "mundo" para mim?

O chakra Muladhara, ou chakra raiz nos vai fazer confrontarmos com nossa visão de mundo. O que é o mundo para nós? Qual é o nosso conceito de matéria?

- Svadisthana, ou chakra sexual:
O que é vida?

O chakra Svadhisthana, ou chakra sexual vai nos perguntar como nós nos olhamos? Qual o nosso conceito de 'vida'?

- Manipura, ou chakra do plexo solar:
O que eu quero?

O chakra Manipura, ou plexo solar nos diz como somos emocionalmente. O que você quer?

- Anahata, ou chakra cardíaco:
Quem sou eu?

O chakra Anahata, ou chakra cardíaco vai fazer-nos voltar para nossas emoções latentes. O quanto deixamos o amor tomar conta da nossa vida? Quem sou eu?

- Vishuddha, ou chakra laríngeo:
O que real?

O chakra Vishuddha, ou chakra laríngeo vai nos enfrentar quanto a nossa coragem. Onde mora nossa coragem? Como eu me ouço? O que é real?

- Ajna, ou chakra frontal:
O que é tempo?

O chakra Ajna, ou terceiro olho nos mostrará como é nosso nível de concentração. O que é o 'tempo' para nós? Como nos relacionamos com ele?

- Sahasrara, ou chakra coronário:
O que é Deus?

O chakra Sahasrara, ou chakra coronário nos fará entrar numa viagem para entender, acima de tudo, nós num plano superior. O que é a existência para mim?O que é 'Deus'?

Para estudar chakra a chakra é só clicar nos links. Esses textos são de autoria própria dentro do que já estudei de chakra até hoje e ainda continuo estudando. É um apanhado geral e completo de todas as questões envolvendo os chakras. Desde a parte medicinal até a parte de bloqueio e desbloqueio deles. Parte dos textos são experiências que eu mesmo tive e espero ajudar voces a também se equilibrar de forma plena e saudável.

Bom estudo e que os Deuses os abençoem.

Céad mille fáilte e namastê!

Tiw Brás é curandeiro há vários anos, segue a tradição nórdica e é dedicado a estudar o misticismo em suas várias vertentes. Ele também é um youtuber e possui um canal de misticismo chamado O Chifre Cerimonial.

Conteúdo Correspondente