sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Combinações dos Signos

Aqui estamos com mais uma série de posts, e dessa vez uma bastante longa, que vai levar todo o ano de 2016 para ser publicada. Se você está em 2017 então pode conferir todos os posts sobre combinações de signos. Mas o que influencia nas combinações?

Quer saber como é a combinação com a pessoa que você gosta?

com =

Frequentemente, recebo e-mails de pessoas que me perguntam coisas como "Eu sou do signo x e meu namorado(a) do signo y. Nós combinamos?". Sinceramente, eu não sei. Não são os signos que combinam, mas as pessoas. E cada pessoa traz em seu mapa natal todos os signos do zodíaco.

O signo solar, que todo mundo conhece, nos informa muito a respeito de alguém, mas não tudo. Cada pessoa é a totalidade de seu mapa, não apenas o seu signo solar, lunar ou seu ascendente. E numa sinastria, que é a combinação entre os mapas de duas pessoas, importa bem mais as combinações do tipo "Sol de um com Lua de outro, Marte de um com Vênus de outro, etc."

Mas, há um segredo nisso tudo. Existe uma forma de se combinar signos, através de seus elementos e dos ângulos que um signo faz com o outro. A partir desses ângulos e das interações através dos elementos, pode-se intuir bastante sobre a combinação de signos.

Como vocês já sabem, sim, existem signos que combinam mais: os signos de Terra costumam combinar mais com os de Água, e os de Fogo combinam mais com os de Ar, além de todos combinarem com signos do seu próprio elemento. Normalmente signos da mesma cardinalidade (cardinal, fixo e mutável) não costumam combinar muito mas ainda é um ponto à favor em relação a signos que não têm nenhuma relação um com o outro.

Combinações entre elementos

Vamos falar primeiramente sobre as interações entre elementos...




Primeiramente, pode-se dizer que signos de mesmo elemento "combinam" entre si. Então fogo combina com fogo, terra com terra, ar com ar e água com água. Também "combinam" signos cujos "elementos se ajudam", por exemplo: Terra combina com água, pois a água ajuda a terra a ser mais produtiva, e a terra dá a água forma e limite. Sem chuva nossa terra fica árida, e sem os limites da terra os rios transbordam, inundam e arruínam as plantações. O signo de terra pode ajudar a trazer mais realidade e senso prático ao signo de água, sempre mais emotivo e sonhador. E o signo de água traz mais sonho e fantasia à realidade nua e crua do signo de terra.

O ar ajuda o fogo a se manter. Se acabar o oxigênio o fogo se extingue. O ar ainda faz o fogo crescer. O fogo transforma o ar, aquece, dá movimento. São portanto elementos compatíveis e que se auxiliam em suas características. O signo de ar pode ajudar o signo de fogo a pensar antes de agir impulsivamente e o signo de fogo faz o signo de ar ser menos indeciso e ter mais iniciativa.

Raciocinando dessa maneira podemos dizer que a água não "combinaria" com o fogo nem com o ar. A água apaga o fogo e não interage de forma relevante com o ar. E a terra também, apaga o fogo e não se mistura com o ar. A emotividade do signo de água combinada com o impulso do fogo pode gerar atos passionais demais. Assim como o senso de responsabilidade do signo de terra inibiria a espontaneidade do signo de fogo.


Aqui chegamos então a uma fórmula inicial para "combinar" os signos.

Fogo – Fogo

É uma relação animada. Paixão à primeira vista, ardente e sensual. As pessoas de signo de fogo compartilham do mesmo entusiasmo para aventura e para atividades físicas. São empolgadas e corajosas. Os problemas podem resultar da resistência em assumir compromissos e da dificuldade em ceder

Fogo – Ar

É uma relação criativa. A mente ágil e criativa do signo de ar quando se junta à iniciativa e coragem do signo de fogo gera idéias interessantes e a vontade de se transformar para colocá-las em prática. As diferenças dos signos ao invés de dificultar, estimulam a relação. Os problemas podem surgir na hora de demonstrar os sentimentos e encarar o lado prático e rotineiro da vida.

Fogo – Terra

É uma relação interessante. A princípio o signo de fogo se irrita com a necessidade de segurança e estabilidade do signo de terra, e o signo de terra se ressente com a necessidade de constantes mudanças do signo de fogo. Mas como não há amor impossível, justamente essas diferenças podem ser a chave para uma relação interessante. A pessoa de fogo pode se sentir mais livre para ousar confiando na segurança que a pessoa de terra lhe dá. E a pessoa de terra se sente mais confortável ao saber que a impulsividade da pessoa do signo de fogo promoverá as mudanças necessárias.

Fogo – Água

Uma relação passional. Esses elementos podem compartilhar emoções fortes mas seus sentimentos são de tipos bem diferentes. A pessoa de água se magoa com a falta de sensibilidade do signo de fogo, enquanto a pessoa do signo de fogo se desanima com a introversão e falta de ambição do signo de água.

Ar – Ar

Uma relação mental. Pessoas dos signo de ar se sente muito estimuladas umas pelas outras. São comunicativas, falantes, gostam de conversar, trocar idéias e compartilhar interesses. Certamente se comunicarão muito bem mas o excesso de racionalidade pode dificultar a expressão dos sentimentos mais profundos.

Ar –Terra

Uma relação produtiva. O signo de ar, criativo, dá as idéias e o signo de terra, realizador, coloca em prática. Ao mesmo tempo o signo de terra fornece o senso de realidade necessário para o signo de ar dar vazão as suas idéias mirabolantes. Um estimula o outro. Mas ambos carecem de iniciativa, ambição e emotividade.

Ar – Água

Uma relação imaginativa. O signo de ar entra com a clareza de pensamentos e o signo de água com a intuição e sensibilidade. A pessoa do signo de água é a fonte da emotividade e expressão dos sentimentos enquanto que a do signo de ar é a racionalidade e a lógica. Os problemas podem vir da falta de senso prático.

Terra – Terra

Uma relação segura. As pessoas do elemento terra compartilham a necessidade de segurança e estabilidade. Gostam das rotinas do dia a dia e da casa em ordem. São prática e racionais. Tem a mesma maneira de encarar a vida e isso pode tornar a relação duradoura. Os problemas vem da resistência em mudar, do excesso de racionalidade e da falta de romantismo.

Terra – Água

Uma relação duradoura. Normalmente estes signos formam relações longas e duradouras. Um se sente confortável com o outro. Enquanto o signo de terra fornece segurança ao signo de água, o signo de água traz mais emoção e sensibilidade ao signo de terra. As dificuldades podem surgir da falta de iniciativa.

Água – Água

Uma relação romântica. A capacidade de sonhar aliada à facilidade em demonstrar as emoções tornam essa relação muito romântica. Cada um compreende o outro em seus gestos mais sensíveis e nas idéias mais fantasiosas. Os problemas vem da falta de senso prático e da dificuldade em encarar os problemas do dia a dia.

Combinações através dos ângulos

Assim como os signos podem combinar entre si através dos elementos, eles podem combinar através dos ângulos que eles formam entre si.

Signos Iguais (Conjunção - ângulo de 0° entre os signos)

Características: União; Estagnação.

Signos iguais têm simpatia imediata entre si. Se admiram e se compreendem mutuamente e geralmente se sentem confortáveis um com o outro. Esta combinação não precisa de muita explicação. Pessoas que compartilham o mesmo signo solar (ou lunar) não têm problemas em entender e se conectar ao outro, no entanto, raramente irão emocionar um ao outro com algo inesperado. No entanto por serem do mesmo signo, têm as mesmas dificuldades, o que pode tornar a relação um pouco estática ou desestimulante.

Signos Adjacentes (Semisextil - ângulo de 30° entre os signos)

Características: Irritabilidade; Aprendizado.

Signos nessa posição criam uma resposta incerta um pelo outro, que as vezes é interpretada como competição ou ciúme. O ponto aqui é que os signos adjacentes representam um processo de aprendizado, de deixar as coisas para trás e para frente. Olhando o signo anterior, o parceiro pode parecer estar mostrando qualidades que ele próprio não têm, achando o parceiro chato ou arrogante. Para o signo subsequente, o parceiro parece um tanto velado em mistério, ou parece se apegar a atitudes que ele acredita serem desnecessárias. Tudo é muito abstrato mas há uma tendência à evolução e uma ligação cada vez maior com a relação, já que um acha o outro levemente perturbador e cativante. A principal dificuldade é a antipatia imediata que um uma pessoa terá pela outra.

Signos Alternados (Sextil - ângulo de 60° entre os signos)

Características: Simpatia; Benefícios mútuos; Relação morna.

Signos em sextil são de elementos diferentes, mas compatíveis, e sua ligação é geralmente natural e subliminar. Essa combinação é ideal para parcerias em que um lado acrescenta somente o que falta no outro. Isto trás conforto e segurança No entanto, a relação pode ser um pouco morna, já que não há muitos pontos que chamem a atenção um no outro.

Signos de mesmo Ritmo (Quadratura - ângulo de 90° entre os signos)

Características: Instabilidade; Energia; Tolerância.

Signos em quadratura têm uma atitude ambivalente em relação uns aos outros. Por um lado, estão muito conscientes da presença um do outro, e frequentemente se comunicam muito bem. No entanto, essa relação pode ser pode demasiado instável por conta da natureza dinâmica da interação. A relação pode ser bem quente, em troca do risco das constantes discussões, que podem deixar amargura e irritação no caminho.
Dificuldade: As diferenças de atitude podem se tornar uma fonte de desentendimentos, quando não bem trabalhado.

Signos de mesmo Elemento (Trígono - ângulo de 120° entre os signos)

Características: Harmonia; Afinidade; Estagnação pessoal.

Signos em trígono pertencem ao mesmo elemento. Isso cria uma semelhança básica em responder às coisas, e principalmente uma afinidade temperamental que, embora não seja idêntica (e provavelmente por esse motivo) promete uma relação muito intuitiva e agradável entre o casal. Amantes, bem como amigos, harmonizam sem muito esforço, e tendem a achar as mesmas coisas importantes. É como se o próprio relacionamento emanasse uma energia de graça, uma idéia cósmica de bem-estar. No entanto, a desvantagem para a combinação pode ser a tolerância excessiva e não haver esforço suficiente para o crescimento individual.

Signos sem nada em Comum (Quicúncio - ângulo de 150° entre os signos)

Características: Enigma; Sentimento de falta de sincronia; Estranho senso de atração desconcertante.

A relação quicúncio entre os signos é uma relação interessante, mas bastante problemática. Basicamente, os signos envolvidos não compartilham nada no geral. Por essa descrição, o resultado só poderia ser uma antipatia imediata de ambas as partes. Ainda assim, há uma aura de mistério e fascinação nessa interação, pois o parceiro aparentemente possui qualidades completamente ausentes no outro, qualidades que ao mesmo tempo não podem ser expressadas. Alguns associam esse ângulo com um fascínio sexual sutil, que pode ser provado pela atração forte e quase sempre desconcertante que ambos sentem sem, no entanto, serem capazes de dar seguimento a essa atração. No entanto, em qualquer relação desse tipo há uma grande necessidade de entendimento das duas partes para que a relação realmente funcione.

Signos Opostos (Oposição - ângulo de 180° entre os signos)

Características: Perspectiva; Atração pelo amor ou pelo ódio.

Signos opostos têm uma atração imediata entre si. É a famosa história dos "opostos que se atraem". A visão do oposto pode trazer equilíbrio, já que as dificuldades de um podem ser supridas pelas qualidades do outro. Aqui a relação é de um constante ato de olhar no outro um espelho de si próprio, complementar, mas ao mesmo tempo diferente. No entanto, a diferença no comportamento dos dois pode ser uma fonte de conflitos à longo prazo.

Quadro de Compatibilidade

Para facilitar a visualização dessas informações, o quadro abaixo pode dar uma ajuda para a comparação dos signos relacionados. Esse quadro não funciona somente para relacionamentos, ele é um quadro geral que pode ser usado para comparar quaisquer dois planetas em relação ao signo em que eles se encontram:

*ArToGeCaLeViLiEsSaCaAqPe
Ari
Tou
Gem
Can
Leo
Vir
Lib
Esc
Sag
Cap
Aqu
Pei

Conteúdo Correspondente