sábado, 3 de outubro de 2015

Planetas Retrógrados

Quem nunca ouviu falar do famigerado mercúrio retrógrado, onde tudo parece dar errado na época que ele acontece. Mas, você sabe o que significa essa expressão? O termo retrógrado advém do latim "retrogradus", que significa "andar para trás". Na astrologia, essa palavra é normalmente usada para descrever o caminho do planeta em alguns momentos no céu, quando ele aparentemente anda para trás. Claro que isso acontece por estarmos observando os planetas da terra, que têm um movimento diferente em relação aos outros e acaba gerando esse efeito bonito de se ver e que têm tanta influência no dia-a-dia.

Apesar de os planetas as vezes serem confundidos com estrelas quando observamos o céu sem muita dedicação, os planetas se movem pelo plano de fundo do céu em relação a cada noite. Os movimentos retrógrados e diretos (referentes ao astro andar para trás e na direção certa) são observados desde o começo da humanidade. O astrônomo grego Ptolomeu, em 150 A.C. acreditava que a terra era o centro do sistema solar (e do universo) e determinou os nomes retrógrado e direto para o nome do movimentos dos planetas em relação às estrelas. Hoje sabemos que todos os planetas giram em torno do sol, mas continuamos usando os termos por fazer a análise à partir do nosso ponto de vista da Terra.

Retrógrados na Astrologia

Quando falamos de um mapa de uma pessoa ou do mapa geral do momento em que estamos vivendo, a direção na qual os planetas estão se movendo é importante e afeta bastante as interpretações relacionadas aquele planeta. Normalmente, de nossa perspectiva Terrana, os planetas caminham uma rota direta. No entanto, há um breve período de tempo, chamado preríodo estacionário, no qual os planetas desaceleram até parar seu movimento por completo. Após esse período, o mesmo começará a se mover lentamente para trás, até parar novamente e voltar a acelerar para seu movimento padrão. Este é o significado de "movimento retrógrado" para a astrologia.

Um planeta retrógrado normalmente apresenta um efeito inverso ao do seu movimento direto, afetando deste eventos de nível mundial até interações individuais. As vezes, efeitos dos planetas retrógrados podem reverter situações e alterar sentimentos e atividades diretamente relacionadas à energia que aquele planeta trabalha.




Cada planeta (com exceção do Sol e da Lua, que não possuem movimento retrógrado) possui seu ciclo único ao redor do Sol. Esse ciclo determina a frequência e a duração do período retrógrado. Planetas mais próximos do Sol têm um ciclo mais curto, mas acontecem com mais frequência, ao passo que planetas mais distantes têm ciclos maiores e que acontecem menos vezes que os primeiros. Os efeitos de cada planeta na sua retrogradação podem variar dependendo do signo em que o mesmo acontece, dos aspectos formados com outros planetas e até das casas em que estes se encontram.

No mapa astral, os planetas retrógrados alteram a forma como você interage naquele aspecto regido pelo planeta, as vezes invertendo e as vezes anulando algumas características normalmente presentes naquele planeta.

Vidas Passadas

Independente de você acreditar em reincarnação ou não, planetas retrógrados podem ajudar você a ter um melhor entendimento das suas vidas passadas e do karma que você trouxe para a vida atual. Olhando para trás, através desses sinais em seu mapa astral, você pode ter um vislumbre de iluminação sobre escolhas passadas que criaram karma a ser resolvido, e até determinados padrões visíveis na sua vida.

Quando um planeta aparece retrógrado em seu mapa astral, isso é um indicativo de que algo muito importante aconteceu em alguma vida passada da pessoa. Normalmente o planeta retrógrado e as interações dele com os outros planetas pintam um quadro que normalmente nos mostra as lições que não aprendemos nas nossas vidas passadas e que precisamos nos esforçar para resolver nessa concretização da vida atual. Da mesma forma que o planeta, precisamos reverter esse movimento para frente em nossas vidas.

Tudo sobre cada planeta retrógrado

Nos próximos posts, estarei falando sobre cada planeta na sua fase de retrogradação, o que significa, quais as influências na vida cotidiana e no mapa astral e por último, quais as lições das vidas passadas precisamos lidar, em relação ao sinal do planeta retrógrado em nosso mapa astral.

Conteúdo Correspondente