terça-feira, 1 de setembro de 2015

Como reconhecer uma pessoa de Câncer

Pense em pessoas sensíveis, sensatas, solícitas e que vivem em busca do tempo perdido. É fácil notá-los e se encantar à primeira vista: eles abrirão portas, puxarão cadeiras ou se oferecerão para consertar aquela estátua quebrada, isso tudo enquanto lhe contam o quanto, mas quanto mesmo, foram felizes na infância. O canceriano é um idealizador do passado e, para ele, nunca houve época mais feliz que a época do ensino médio (ginásio, para os cancerianos mais dedicados), ou aqueles meses que ele passava as férias com todos os primos, no sítio do avô, ou aquele dia especial que ele ganhou sua primeira bicicleta. Pode até não ser verdade, já que o conceito de verdade canceriano é completamente sentimental. Essa é a marca registrada desse signo de água regido pela Lua: eles são movidos a sentimentos. Realidade para um canceriano é o que ele sente e, nenhuma análise objetiva e matemática dos fatos os vai convencer do contrário.

Não adianta insistir, por exemplo, que pegar uma ponte aérea para passar o feriado no Rio de Janeiro é melhor que enfrentar oito horas de trânsito na Via Dutra e morrer de cansaço no feriado, se eles "sentem" que o avião pode cair. Eles são tão amáveis e corteses que as vezes demora-se muito tempo para perceber o quanto são resistentes a sugestões. Não ouse perguntar o motivo pelo qual eles não vão ao teatro, se a última peça que assistiram foi na década de 80. A resposta vai ser "Não vou porque não vou!", pois ele sente algo que é impossível comunicar. "Porque sim" e "Porque não" são as expressões mais frequentes no vocabulário do canceriano.




Pense que ele, apesar de conservador, é também uma pessoa de lua. Suas opiniões variam insanamente, indo (num mesmo dia) de zero a infinito na escala de emotividade. A instabilidade do canceriano, porém, não têm nada a ver com a do geminiano: Enquanto as opiniões do geminiano são como borboletas em um campo florido de idéias, o canceriano oscila entre vário humores. A vantagem é que seus ataques de melancolia passam tão rápidos quanto vieram. Basta dar um pouco de colo e ele estará de volta ao que ele mais necessita nesse mundo: segurança, segurança, segurança.



Leia sobre o significado dos outros signos em Como reconhecer os Signos.
Leia outros artigos sobre o seu signo em Tudo sobre Câncer.
Leia mais sobre os outros signos em O Livro dos Signos.

Conteúdo Correspondente